quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Near-Death Experiences

                                     fonte imagem: The macabre and beautifully grotesque


                                                                                     Quase morte


Em Hamlet, de William Shakespeare, conhecemos aquela famosa frase: Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia.

Essa frase pode ser aplicada em muitas áreas de nossas vidas. São muitos relatos, histórias de vidas , coisas intrigantes, pessoas que ficaram entre a vida e a morte e não sabem explicar como sobreviveram.

Muitas dessas pessoas têm muito que nos ensinar. São histórias que intrigam até mesmo a ciência com questões complexas a  serem sanadas.

Há casos de indivíduos que ficaram muito próximos da morte e relatam situações muitas vezes difíceis de acreditarmos.  

Alguns dizem terem visto túneis que terminam em luzes, lembranças de pessoas que nunca tiveram contato, ou, simplesmente um apagão com atividade cerebral nula seguida de lembranças de um passado remoto.

A veracidade desses relatos é difícil de ser provada. Mas os pontos comuns a todas as narrações trazem a desconfiança de que isso não se tratam de mentiras ou delírios. Como é cientificamente inadmissível que mortos tenham qualquer experiência, as estranhas ocorrências foram batizadas de experiências de quase-morte (EQM) – tradução aproximada de near-death experiences, termo adotado pelo médico americano Raymond Moody Jr., pioneiro no estudo do assunto.

A primeira obra de Moody sobre EQMs, A Vida Depois da Vida, foi publicada 30 anos atrás. Nela, a pesquisa de campo – o autor catalogou 150 casos -– culmina em conclusões de forte inclinação espiritualista. Sejamos razoáveis: mesmo para os céticos, não é difícil se deixar impressionar pelas histórias dessas pessoas.


                                                                                       Uma experiência


No final de 2009, Leno Nemm, 25 anos decidiu fazer uma expedição pela Europa depois de passar muitas perdas e danos nos últimos meses do ano em que passou. No dia 24 de dezembro de 2009 Leno chega sozinho  a Berlim para passar um natal tranquilo e conhecer pessoas e lugares. Entretanto, ao chegar ao Hotel em que estava hospedado percebe que a sua mala tinha ficado no aeroporto. Ele pega um táxi rapidamente, mas no caminho para o aeroporto o táxi colide com outro carro desgovernado causando um  acidente.  Leno perde a consciência após o impacto, mas é socorrido e passa seu natal no hospital.  Após alguns dias Leno se recupera e decide continuar sua aventura.

Leno conta sua historia de quase morte: Naquele instante estava distraído e ansioso por conhecer a cidade e começar a expedição, foi tudo muito rápido, só me lembro da luz dos faróis na hora do acidente e depois uma luz azul e uma pessoa que me chamava enquanto meu corpo era levado ao hospital-  conta Leno.  

Leno teve uma experiência de quase-morte. Nas suas próprias palavras, "é uma coisa muito difícil de descrever". O médico que atendeu endossa "só quem passou por isso sabe do que estou falando". "Indescritível" é o adjetivo que mais aparece nos relatos de EQMs.

Na semana seguinte de sua alta, o jovem  retoma sua expedição a Berlim e dessa vez decide conhecer a região de Mitte com um passeio de bicicleta.  Leno estava admirado com a torre de TV, com o Portão de Brandemburgo , os museus e a  praça do Gendarmenmarkt … enfim, uma infinidade de atrações que deixou Leno em puro êxtase  e distração  que o levou a ser atropelado dessa vez por um outro ciclista. Leno foi novamente encaminhado ao hospital, dessa vez, com muitas escoriações, lesões nos membros superiores, cabeça e tronco.

Novamente um luz azul veio ao encontro de Leno , no fundo, bem no fundo havia alguém o esperando. Estaria morto? Pensou Leno. A voz disse a Leno : O que você quer de sua vida realmente? 

Leno permaneceu em silêncio e sem resposta.
A voz continuou então:  Ainda não é chegada a hora, por isso, pense, viva e relate essa experiência.

Essas foram as ultimas lembranças que Leno teve quando saiu do hospital, sem sequelas graves e decidiu encerrar sua expedição pela a Europa. Pegou o avião e está agora em algum lugar do mundo tentando descobrir qual será o objetivo de sua experiência quase-morte ou de sua real bizarra biologia.

0 comentários:

Postar um comentário

´