quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rio + 20 ou mais que 20 mudanças






O Blog Bizarra Biologia não poderia ignorar esse tema. Nessa semana começou na cidade do Rio de Janeiro.  A Rio+20, um evento importantíssimo conhecido dessa forma, pois  marca os vinte anos da  Conferência das Nações Unidas  (Rio-92) que tem como objetivo pensar  e estabelecer o que fazer para o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Duas décadas se passaram... Ok

O que mudou nesse tempo todo? Vamos pensar um pouco...  

 A fita cassete foi substituída pelo Ipod, surgiu a chapinha. As garrafas de vidro foram substituídas pelos plásticos.  Muda a visão das pessoas em relação a roupas, tatuagens e piercings . Surge a cultura da música eletrônica, surgem  os  clubbers.

O Windows marca a popularização do Internet Explorer. O telefone celular cresce em popularidade, Surge o DVD.

Clonagem da ovelha Dolly. Começo do Projeto Genoma Humano. Identificação de DNA torna-se muito utilizado em investigações criminais.

Alimentos geneticamente modificados são desenvolvidos comercialmente. Fim do apartheid na África do Sul (1990) e eleição de Nelson Mandela como primeiro presidente negro.

Guerra do Golfo. O rock brasileiro revela vários nomes como : Skank, Jota Quest e Pato Fu, Mamonas Assassinas e Charlie Brown Jr..


Na Copa dos Estados Unidos (1994), a seleção do Brasil conquistou o tetracampeonato. A animação para televisão se revitaliza e popularizam-se entre as crianças.

Porém, em relação ao meio ambiente, o que mudou?   A preocupação com o meio ambiente é sempre muito teórica e num contexto de crise mundial de forma sonhadora demais e pouco prática. Quando em 1992 se fez a ECO-92 o mundo começou a focar para as questões ambientais e conseguiu poucos avanços,


Por exemplo, a poluição do rio Tietê na cidade de São Paulo, o que mudou?  O assoreamento do rio São Francisco, o índice de reciclagem de lixo doméstico, As enchentes nas grandes cidades, causadas pelas chuvas, o que foi feito?

Desmatamento de florestas, destruição da camada de ozônio, inversão térmica, chuva ácida.
E segundo estatísticas feitas por cientistas, mais de 300 espécies de  animais já desapareceram da face da Terra nessas duas décadas.

Ok.  não temos  muitos adeptos nessa geração, como os  caras  pintadas, nem seguidores de Chico Mendes, que apresentavam ideias diferentes sobre o planeta, apreciavam músicas como: Rolling Stone ,Renato Russo, Aretha Franklin , Elvis Presley , Freddie Mercury , Bob Marley , Whitney Houston , Bethânia, Chico Buarque, enfim, eu ainda acredito nessa nova geração,  o mais  importante  é acreditarmos  que essa nova geração que querem tchu, que querem tchá, ai seu eu te pego,   etc... Que eles também tenham seus ideais , e que ainda há esperança para Rio, são Paulo, ou qualquer lugar desse planeta.....


Afinal...


O importante é termos uma filosofia de vida, sem preconceitos,  em nossa bizarra biologia humana.






































0 comentários:

Postar um comentário

´